
Jerónimo de Strídon
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Jerónimo (português europeu) ou Jerônimo (português brasileiro) (Strídon, c. 347 - Belém, 30 de Setembro de 420), nascido Eusébio Sofrónio(Sofrônio) Jerónimo (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; emgrego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος) foi um padre e apologista cristãoilírio.[1] É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e dohebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro.
A edição de São Jerónimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, por isso chamado Jerónimo de Strídon, na fronteira entre a Panónia e aDalmácia, no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém em sua cela, próximo à gruta da Natividade.
A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio Iter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).

Nenhum comentário:
Postar um comentário